Locations / Sites
Download lista

Meio Ambiente

Meio Ambiente

Escopo Ambiental

A Borealis Brasil S/A é uma empresa, voltada ao Desenvolvimento, Produção e Comercialização de Compostos de Polipropileno e Polietileno.

Com base nessa premissa temos o seguinte escopo para o Sistema de Gestão Ambiental onde são consideradas as questões internas e externas, os requisitos das partes interessas e as atividades voltadas para o desenvolvimento, a produção e a comercialização dos compostos de polipropileno e polietileno:

Portaria
Atividades de recepção de pessoas, recebimento e saída de veículos com cargas bem como atividades voltadas a vigilância patrimonial.

Administração
Atividades administrativas em geral, tais como, contabilidade financeira, administração de pessoas, compras, vendas dos nossos produtos, apoio na tecnologia da informação, planejamento de produção e outras.

Enfermaria
Atividades de atendimento ambulatorial e realização de exames específicos.

Cozinha e Restaurante
Atividades de preparo e fornecimento de alimentos.

Manutenção / Projetos
Atividades de manutenção preventiva, preditiva e corretiva de máquinas, equipamentos e instalações em geral, bem como, execução de novos projetos.

Estação de Tratamento de Efluentes
Atividades de controle e tratamento de efluentes industriais. O efluente doméstico é coletado sem tratamento para a rede de esgotos.

Movimentação de Materiais
Atividades de movimentação de matéria prima, produto acabado e outros materiais em geral.

Laboratório de Ensaios
Atividades de testes físicos e análises de matérias primas e de produtos.

Desenvolvimento de Produtos
Atividades ligadas ao desenvolvimento de novos produtos.

Produção
Atividades relacionadas à produção direta dos produtos englobando atividades de abastecimento de matéria prima, extrusão, homogeneização, ensaios e testes e ensaque do produto acabado.

Logística
Atividades de recebimento, armazenamento e transporte de matérias primas para a Produção, bem como, expedição de Produtos Acabados.

HSE – Health, Safety and Environment
Atividades de Gestão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente no tocante à produtos, processos, serviços e pessoas.  Também gerencia o plano de resposta a emergência para a proteção de pessoas, meio ambiente e do patrimônio.

ETE: Estação de Tratamento de Efluentes

Preocupada com as questões de sustentabilidade, a Borealis Brasil cumpre seu papel como empresa e vai além das premissas básicas da gestão ambiental.

Contamos com uma importante estação de tratamento de efluentes provenientes da área produtiva da empresa. Conhecida como ETE, funciona automaticamente à base de um processo físico-químico e está sob a supervisão dos operadores 

Além contribuir com o meio ambiente, a ETE também gera economia, a água que sai da produção passa pelo ciclo de tratamento e retorna à área em condições apropriadas de uso.

Possuímos skimmers que têm a função de não permitir que nossos pellets sejam enviados para o meio ambiente em caso de chuva. Além de serem uma barreira, os skimmers servem de reservatório de captação de água da chuva que é reaproveitada em nosso processo produtivo.

Gerenciamento de Resíduos Sólidos

O aquecimento global é uma das maiores preocupações ambientais dos últimos tempos. Provocado principalmente pela emissão de gases na atmosfera, como dióxido de carbono e metano, este problema mundial tem sido agravado por diversos fatores, um deles é a geração de resíduos sólidos.

A Borealis Brasil, consciente de suas responsabilidades com o futuro do planeta, desenvolve um projeto interno de gerenciamento de resíduos sólidos.

Contamos com um estruturado processo de descarte de acordo com o nível de periculosidade de cada resíduo. O co-processamento, uma das possibilidades de destinação final do lixo, merece destaque. Ele consiste na destruição térmica dos resíduos em fornos de cimento, aproveitando de maneira sustentável a energia destes materiais como matéria-prima para a indústria cimenteira.

A reciclagem é outro grande foco da Organização. Nossa meta é de reciclar mais de 95% de todos os resíduos gerados todos esses resíduos deixaram de ser enviados aos aterros sanitários para entrarem novamente na cadeia produtiva.

Visando à melhoria de sua gestão de resíduos sólidos, a Borealis adota como estratégia de ação a hierarquia dos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A diminuição da geração de resíduos certamente está no topo, pois acreditamos que o consumo consciente ainda é a melhor solução em sustentabilidade.

Sistema de Despoeiramento

A salubridade do ambiente de trabalho é fundamental para a saúde de nossos colaboradores, especialmente operadores. Estes estão diariamente expostos a condições adversas, como poeira e calor, que podem ser perigosas se não forem rigorosamente supervisionadas e controladas.

O Sistema de Despoeiramento é um dos maiores diferenciais em gestão ambiental da Borealis Brasil, sendo incorporado na área produtiva. Baseia-se na coleta, por exautores, de todo pó presente no ambiente que é, em seguida, enviado e armazenado em filtros manga.

Todo o pó que fica retido nos filtros é comercializado para outras empresas que o reutilizam em suas cadeias produtivas. O sistema é avaliado, hoje, com 99% de eficácia e garante um ambiente operacional adequado para nossos funcionários.